Por que os policiais se matam?


  @papodepm no instagram

——

papodepm Suicídio é 14 vezes mais mortal ao policial mineiro do que confrontos: ‘Nossa categoria está doente’ O policial mineiro morre mais por suicídio do que pela altíssima periculosidade inerente à profissão – precisamente, 14 vezes mais. 

O alarmante dado publicado pelo Anuário da Segurança Pública revela que, das 30 mortes de policiais registradas entre 2017 e 2018, 24 foram causadas pelo autoextermínio – ou 80%. 

A estatística reforça a preocupação das próprias autoridades e de estudiosos. Sabe-se que a exposição ao trauma, o estresse emocional, a pressão do trabalho, a falta de apoio e recursos adequados, as questões financeiras e pessoais podem contribuir para o risco aumentado de suicídio entre os policiais. 

Mas por qual motivo esses números só aumentam? 

“Não há uma causa específica, mas eu diria que a cobrança excessiva faz com que os agentes se ‘tornem super-heróis’, algo que não são. 

A sociedade acredita que o policial nunca erra e, quando ele se depara em uma situação de frustração, acaba sendo pressionado e isso gera um estresse” Alguns estudos sugerem que a taxa de suicídio entre os policiais é maior do que em muitas outras profissões.

 Isso pode ser atribuído em parte às naturezas estressantes e perigosas do trabalho policial, que podem levar a problemas de saúde mental, como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e depressão. 

Além disso, os policiais enfrentam uma pressão significativa para serem resistentes emocionalmente e lidarem com situações difíceis sem receber apoio adequado. Alguns policiais evitam procurar ajuda porque temem ser vistos como fracos ou porque a cultura da polícia tem uma atitude de "resolver os problemas sozinhos". 

Isso cria uma barreira para o acesso a recursos de saúde mental. É importante que haja mudanças culturais dentro das agências policiais e que os policiais recebam treinamento e suporte adequados em saúde mental. 

Além disso, medidas para prevenir o estresse ocupacional e o trauma, bem como o aumento do acesso a assistência de saúde mental, podem reduzir os riscos de suicídio. . 

Postar um comentário

0 Comentários